Segunda-feira, 30 de Setembro de 2019, 10h:24

SINDAL ressalta a importância do secretariado para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Exatamente neste dia 30, o Brasil comemora o dia do secretariado, uma profissão praticada por uma maioria de mulheres, desde a sua regulamentação por lei federal, em 1985. Muito antes, em 1850, a profissão passou a ser exercida pela primeira mulher do mundo, Lilian Sholes, a escrever em uma máquina de datilografia.

Ele era filha do empresário do ramo gráfico, Christopher Sholes, um americano que inventou a máquina de escrever. “É um dia de comemoração pela atuação dessas profissionais dedicadas e comprometidas com a função que desempenham”, afirmou o presidente do SINDAL, Jovanildo Antônio da Silva.

De lá pra cá, o setor público e privado, não abre mão dessas profissionais que atuam com eficiência e dedicação nas suas atividades. O SINDAL aproveitou o Dia Internacional da Secretária para homenagear as secretárias da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que atuam nos gabinetes e secretarias do legislativo e também uma única profissional do sindicato.

A carreira se firmou no parlamento estadual, após o último concurso público realizado pela Assembleia Legislativa em 2013, acrescentando a função ao cargo de técnico legislativo de nível médio.